A Fio é a ligação entre
quem CRIA e quem FAZ moda.

FIOlogo_sobre branco

Quem somos

A Fio é uma associação sem fins lucrativos, que tem vindo a desenvolver um projeto de Moda  e inovação social que procura  defender a necessidade de uma mudança de paradigma na indústria de moda, assente nas ideias de consciencialização, cooperação e  sustentabilidade, reafirmando este setor num novo modelo de produção local mais justo solidário e ético.

FIO até agora

Desde 2014 que a FIO tem vindo a desenvolver um trabalho de mapeamento de executantes na área de Lisboa. Este trabalho de conhecimento do território, seus intérpretes fazedores e reconhecimento de agentes das artes e ofícios de moda está em constante desenvolvimento.

O intuito deste mapeamento tem sido sinalizar a mão de obra qualificada existente, apta para executar projectos pontuais e/ou em pequena escala, de forma a responder às necessidades do mercado actual, oferecendo uma alternativa que apoie a produção e mão-de-obra local. Mais que localizar técnicas em vias de extinção e promovermos os fazedores, a FIO tem intermediado a relação entre estes executantes e  jovens designers, pequenas marcas e/ou projectos pontuais, tornando possível a concretização dos seus produtos.

Nalguns casos específicos a FIO facilitou mesmo  o acompanhamento do projecto e controlo de qualidade, garantindo a ambas as partes o cumprimento de acordo justo.

Promovemos e organizamos acções de formação informal com o intuito de consciencializar o consumidor para a qualificação, trabalho e tempo necessários para a execução de produtos de moda.

OBJECTIVOS E MISSÃO SOCIAL

–>Mapear executantes e fazedores de Moda presentes no território, bem como dar a conhecer as suas técnicas artesanais especializadas ligadas ao têxtil, marroquinaria e sapataria,entre outras

–>Produzir novas possibilidades de formação, capacitação , promovendo a empregabilidade pela inclusão social no setor criativo.

–>Defender a necessidade de uma mudança de paradigma na indústria de moda, assente nas ideias de consciencialização, cooperação e  sustentabilidade, reafirmando este setor num novo modelo de produção local mais justo solidário e ético.

–>Promover a interatividade de público em geral e de jovens designers com os próprios  agentes criativos locais

–>Estimular o trabalho em rede no setor criativo de moda em Lisboa, facilitando aos criadores e ao público em geral, um guia de recursos local  que mapeie agentes e fazedores e que possibilite novos processos de participação, colaboração e  cooperação, entre as dimensões de arte manufaturada  e o design de moda.

–>Apoiar o reconhecimento e valorização das artes e ofícios de moda  tradicionais ,  apresentando-os como mais valias para o setor do património material e imaterial no  ecossistema da economia criativa de Lisboa,  com todas as suas transformações e tendências.

–>Contribuir para a economia de Lisboa enquanto cidade de  conhecimento e  inovação que alia ora tendências de  tradição e modernidade criativa, ora de identidade própria e cosmopolitismo empreendedor.

–>Estimular o trabalho em rede no setor criativo de moda em Lisboa, facilitando aos criadores e ao público em geral, um guia de recursos local  que mapeie agentes e fazedores e que possibilite novos processos de participação, colaboração e  cooperação, entre as dimensões de arte manufaturada  e o design de moda.

conheça a equipa

  • Ana Sargento
    Ana SargentoDesign | Controlo de Qualidade
  • Manuel Pereira
    Manuel PereiraGestão Parcerias Estratégicas
  • Marisa Ribeiro
    Marisa RibeiroDesign | Controlo de Qualidade
  • Salomé Areias
    Salomé AreiasDesign | Controlo de Qualidade

os nossos parceiros

Contacte-nos

Conte-nos em que podemos ajudar, e garantimos que não sairá daqui de mãos a abanar.

Not readable? Change text. captcha txt